Doação mitocondrial: por meio desta técnica, cinco bebês nasceram no Reino Unido com o DNA de três pessoas, conforme noticiou o Jornal The Guardian.
Tal procedimento usa o tecido de óvulos de doadoras saudáveis com o objetivo de criar embriões livres de mutações genéticas, evitando assim que o bebê herde doenças incuráveis.
A técnica combina o tecido das mitocôndrias do óvulo de uma doadora saudável, com o material genético dos pais biológicos, possibilitando assim que os bebês tenham nascido com o DNA de três pessoas.
"O TDM oferece às famílias com doenças mitocondriais hereditárias graves a possibilidade de uma criança saudável. O Reino Unido foi o primeiro país do mundo a permitir a TDM dentro de um ambiente regulatório”, afirmou ao The Guardian Peter Thompson, executivo-chefe da HFEA.
Ainda segundo o The Guardian, a pesquisa sobre o TDM - Tratamento de Doação Mitocondrial foi iniciada pelos médicos do Newcastle Fertility Centre e o procedimento tem autorização do Comitê Estatutário de Aprovações da HFEA para ser realizado.
Comentários