Climatério: a transição do período reprodutivo para o não-reprodutivo. Uma nova etapa com desafios e superações. Mas afinal de contas, é possível ser mãe durante essa etapa da vida? A reserva ovariana da paciente e a idade são fatores muito importantes, esta última muito individual. No climatério os ciclos se tornam mais curtos e depois muito irregulares e, consequentemente, a ovulação deixa de acontecer. Dessa forma, as chances de uma gravidez são menores.
Isso não significa que uma gestação se torne impossível, mas sim com possibilidades reduzidas. O cenário ideal é consultar com um especialista para entender a atual situação da sua reserva ovariana e os demais fatores feminino e masculinos, se for o caso, para traçar o melhor tratamento para que a gravidez se torne realidade.
Conforme o Conselho Federal de Medicina, tratamentos de reprodução humana, preferencialmente, devem ser realizados até os 50 anos. Após esse período, a avaliação dos casos deve ser feita de maneira extremamente criteriosa.
Comments